O número de casos dengue vem crescendo em Selvíria. Por isso, a Prefeitura vem intensificando as ações para evitar o avanço da doença na cidade.
De acordo com a Vigilância Sanitária, o cenário vem se agravando desde dezembro, quando foram registrados 62 casos positivos da doença. E em janeiro, até esta segunda-feira (13), já foram confirmados mais 30 casos.
O aumento dos casos está diretamente ligado ao período chuvoso. Vem chovendo muito desde novembro, o que cria um ambiente propício para a proliferação do mosquito que transmite a Dengue e outras doenças. “Por isso a importância dos cuidados nessa época. E não só por parte da Prefeitura. A população também deve ajudar, eliminando possíveis criadouros do mosquito”, explicou a bióloga Jeane Alves de Jesus, da Vigilância Sanitária de Selvíria.
É nessa época do ano, mais chuvosa, que o perigo aumenta. Por isso, A Prefeitura de Selvíria vem intensificando as ações para evitar o avanço da doença.
Mutirão e “Fumacê”
Um mutirão de limpeza começou a ser realizado nesta segunda-feira, 13 de janeiro, com a participação de vários funcionários e setores da administração, e continua nos próximos dias. Agentes de saúde estão visitando todas as casas e comércios, para eliminar possíveis criadouros do mosquito e orientar os moradores sobre como combater a Dengue.
A população também pode colaborar, colocando para fora da casa ou comércio, todo material inservível que pode se transformar em um criadouro. Tudo será recolhido pela Prefeitura.
A Prefeitura também está fazendo a limpeza de terrenos baldios e a roçagem de mato.
A Prefeitura também já aplica, em todas as ruas da cidade e da Véstia, inseticida contra o aedes aegypti.
A aplicação começou no sábado, 11 de janeiro, e se estenderá até o dia 26, em três ciclos.
??O QUE FAZER PARA COMBATER A DENGUE??
?É importante que todos adotem cuidados básicos, erradicando locais de acúmulo de água parada.
?A melhor maneira de evitar essas doenças é eliminando os criadouros do aedes aegypti, como latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, garrafas PET e de vidro vazias, que acumulam água parada, o que é ideal para a procriação do mosquito transmissor da dengue. Se precisar guardar alguns desses materiais, coloque-os em locais cobertos e secos. Garrafas devem ser armazenadas com a boca para baixo.
?Também não deixe a água se acumular em vasinhos de plantas e jarros de flores. A dica é colocar areia no prato do vaso.
?Caixas d’água, tambores, latões e cisternas devem ficar bem fechados, sem nenhuma fresta, para impedir a entrada do mosquito.
?Feche bem os sacos plásticos e mantenha a lixeira bem tampada e seca.
Por: ASSECOM
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Taboadão Rodeio Show tem abertura marcada por tradição, emoção e apoio dos Governos M...
Operação Argos: Forças de Segurança prendem 8 pessoas e apreendem drogas, armas e veí...
Academia da Saúde celebra 1 ano de qualidade de vida e acolhimento
Operação Argos: Polícias Civil e Militar deflagram segunda fase contra o tráfico de dr...
Operação Argos: Polícias Civil e Militar deflagram segunda fase contra o tráfico de dr...
Operação Argos: Forças de Segurança prendem 8 pessoas e apreendem drogas, armas e veí...
Em Paranaíba, Polícia Civil cumpre três mandados de prisão em ações distintas
Academia da Saúde celebra 1 ano de qualidade de vida e acolhimento